Quais são as principais indústrias no Brasil? Como operam?

Bruce Petersons
Bruce Petersons

A Revolução Industrial foi sucedida pelo desenvolvimento das atividades fabris e da produção de bens de consumo de forma extraordinária e isso é sentido mesmo no Brasil, onde operam diversas organizações desse tipo. Você sabe quais são as principais indústrias do Brasil e como operam?

Isso é importante para entender como funciona o mercado brasileiro em relação à produção industrial, assim como analisar quais os setores mais promissores e até mesmo as melhores formas de fechar negócios com essas empresas.

Abaixo, preparamos para você uma explicação quanto às classificações industriais, assim como apontamos quais são as organizações fabris que mais se destacam no território brasileiro. Confira!

Indústrias no Brasil: Um breve apanhado histórico
Por muito tempo o Brasil se dedicou somente ao desenvolvimento industrial primário, concernente à produção agropecuária e ao extrativismo vegetal, mineral e animal. Nesse caso, o país se dedicava à produção e extração de matérias-primas que poderiam ser faturadas por outros tipos de indústrias.

Pode-se afirmar que o maior desenvolvimento da indústria nacional ocorreu, realmente, a partir de 1930, embora esforços tenham sido vistos desde 1808, quando a família Real Portuguesa se estabeleceu no Brasil e procurava formas de abastecer economicamente a colônia de forma a permitir seu sustento.

A partir do século XX, os lucros obtidos com a indústria de café permitiram maiores investimentos industriais, o que foi reforçado pela chegada de milhares imigrantes ao país. Estes já possuíam experiência de trabalho em fábricas que já operavam a todo vapor na Europa.

Finalmente, um empurrão decisivo para esse desenvolvimento foi a dificuldade de importação de bens durante a Primeira Guerra Mundial, em que diversos países europeus estavam comprometidos. A necessidade de bens e a impossibilidade de comprá-los de fora auxiliou em muito no aumento produtivo industrial brasileiro, dando início ao desenrolar das indústrias brasileiras.

A partir de então foi possível ver o verdadeiro desenvolvimento industrial no Brasil. Inicialmente, a siderurgia e outras usinas ganharam espaço, sendo sucedidas pela adição de fábricas de bens duráveis e não duráveis.

Quais são as principais indústrias brasileiras?
Atualmente a produção industrial brasileira é grande e responsável por empregar milhões de brasileiros. Cabe destacar que a variedade de organizações é acompanhada pelos inúmeros tipos de produções que são realizados tanto por empresas de origem nacional quanto por estrangeiras que possuem filiais e produções no Brasil.

É possível citar alguns ramos nos quais o país se destaca. Confira quais são eles na lista que fizemos abaixo!

Petrobrás: Principal representante da indústria brasileira. Possui natureza estatal e não só realiza a extração de minérios e petróleo como produz combustíveis ao mesmo tempo em que estuda novas formas de desenvolvê-los;
Vale: empresa que inicialmente era pública e hoje é privada, a Vale também é especializada na produção energética;
Volkswagen: Primeira da nossa lista que não possui origem brasileira, mas alemã, essa é uma das principais indústrias do Brasil na medida em que realiza grandes operações na produção de veículos diversos;
Fiat: Assim como o item anterior, corresponde ao setor de auto indústria que nada mais é do que a produção de veículos automotores no Brasil;
AmBev: Essa é uma gigantesca do ramo alimentício que produz inúmeros tipos de bebidas e outros bens de consumo relacionados à alimentação;
Bunge Alimentos: Outra das indústrias que não poderia ficar de fora, a Bunge é responsável pela produção de alimentos dos mais diversos tipos. Eles são correlacionados à produção agroindustrial brasileira.
Distribuição das indústrias em território brasileiro
Embora a maioria das indústrias brasileiras esteja localizada na Região Sudeste brasileira, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, é possível encontrar importantes organizações de produção industrial por todo o país.

Na Região Sudeste se concentram indústrias de produção energética, como a Petrobrás, de produção têxtil, automobilística e alimentícia.

A Região Sul se encontra em segundo lugar quanto à detenção das principais indústrias do Brasil. Ganham destaque as indústrias que manufaturam produtos primários, principalmente relacionados à agropecuária que é muito forte nessa parte do Brasil. Esses locais possuem fortes centros de produção metalúrgica.

Já as regiões Norte e Centro-Oeste possuem menor expressão no setor industrial brasileiro. Pode-se citar que suas atividades são intimamente ligadas aos setores primários de extrativismo e produção agroindustrial.

O Nordeste vem se desenvolvendo em relação à industrialização, principalmente pela criação de polos que são dedicados à indústria informacional.

Indústrias do Brasil de acordo com a finalidade
Essa primeira classificação busca agrupar instituições fabris de acordo com as finalidades para as quais operam. Ela é uma das mais comuns formas de classificar as indústrias na medida em que auxiliam em análises locais econômicas e sociais.

  1. Indústria de bens de produção
    São consideradas como entidades industriais de bens de produção aquelas organizações que se dedicam à produção de matéria-prima que posteriormente será utilizada por outra indústria que, então, transformará esse elemento no produto final.

A indústria brasileira é muito ativa nessa área, tendo em vista a riqueza natural do território do Brasil.

  1. Indústria de bens de capital
    A indústria de bens de capital de certa forma é responsável por criar materiais que auxiliem outras indústrias a cumprir seus papeis. Isso se deve, pois, ao fato de que é responsável pela produção de maquinários e outros equipamentos que serão aplicados por fábricas.

É possível se encontrar um grande trabalho industrial brasileiro nessa área, sendo que aqui estão algumas das principais indústrias do Brasil.

  1. Indústria de bens de consumo
    O terceiro e último dos tipos de indústrias conforme essa classificação é a de bens de consumo. Nesse caso, elas transformam a matéria-prima em um produto final que é oferecido em mercados diversos.

Naturalmente o Brasil possui inúmeras indústrias que o representam nessa área. Tanto empresas de natureza estrangeira quanto nacional produzem diversos itens em território brasileiro. Dentre esses produtos estão bebidas, alimentos, tecnologias e produtos têxteis, como roupas e calçados.

Principais indústrias do Brasil com base no setor de atividade

  1. Indústria extrativa
    Esse tipo de indústria está interligado à extração de produtos naturais. Conforme apontado, o Brasil inicialmente trabalhava apenas com esse tipo de atividade industrial. Apesar do desenvolvimento para outros ramos, este continua sendo muito ativo e lucrativo!

Aqui se enquadram todas as atividades agropecuárias, por exemplo, e de extração de minérios.

  1. Indústria de transformação
    As organizações fabris que operam no Brasil também encontram muitos representantes no setor de transformação, que condiz na utilização de matéria-prima para a produção de um produto final que será oferecido ao consumidor.

Principais indústrias do Brasil com base no tipo de produção

  1. Energética
    As indústrias que se dedicam à produção de energia ou de combustíveis encontram espaços no Brasil e, inclusive, representantes brasileiros. É o caso, por exemplo, da Petrobrás e da Vale.
  2. Alimentícia
    O Brasil também é um grande produtor de alimentos, seja no setor agropecuário seja em relação ao processamento alimentício. Aqui estão incluídas as indústrias que produzem bebidas e comidas, sendo que uma das principais representantes que atuam no Brasil é a Ambev.
  3. Construção Civil
    Condiz ao levantamento de casas, edifícios e outras construções, assim como de restaurações operadas sobre outras edificações.
  4. Informacional
    Esse tipo de indústria se dedica à produção de softwares e outros tipos de tecnologia não palpável, de forma que são comumente chamadas de “fábricas sem chaminé”. Nesse caso, existem diversas regiões brasileiras que concentram polos de produção de tecnologia, como é o caso do Porto Digital, em Pernambuco.
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário