InícioBrasilDe portal de jornalistas a empresa de tecnologia: 20 anos do Comunique-se

De portal de jornalistas a empresa de tecnologia: 20 anos do Comunique-se

O Comunique-se completa 20 anos nesta sexta-feira, 10. Em seus primórdios, era um mero portal voltado a cobrir os bastidores da imprensa, com chats que reuniam profissionais da área e ofertas de vagas na área de comunicação. Ao longo do tempo, desenvolveu-se e passou a se posicionar como media tech (uma empresa de tecnologia que oferece conteúdos e soluções digitais para empresas de mídia). Entre os serviços ofertados pela plataforma estão comunicação 360 graus, clipping, mailing, e-mail marketing, relações com investidores, marketing de influência etc. Em 2003, apenas dois anos após seu nascimento, o aniversariante do dia deu uma valiosa contribuição para a imprensa nacional: o Prêmio Comunique-se. Considerado o Oscar do jornalismo brasileiro, a premiação já laureou profissionais consagrados, muitos deles da Jovem Pan: Augusto Nunes, apresentador do “Direto ao Ponto” e integrante de “Os Pingos nos Is”, Denise Campos de Toledo, comentarista e apresentadora do “Jornal Jovem Pan”, Carlos Aros, apresentador do “Sociedade Digital”, e Mauro Beting, comentarista do “Esporte em Discussão” e das transmissões de futebol da emissora.

Foi a primeira amostra da capacidade de inovação do Comunique-se. A empresa criou uma área de cursos em 2005 — que se segue em atividade, em formato online e sob demanda —, inaugurou três anos depois a divisão RIWeb (relação com investidores, transpondo a barreira da comunicação), passou a se posicionar como grupo em 2012, entrou no mercado de sinalização digital em 2013, partiu para o marketing de influência em 2017. Até chegar em 2021, aos 20 anos, reposicionado como empresa de tecnologia e em processo de ampliação da equipe em plena pandemia. Como media tech, o Comunique-se tem como proposta fundamental fazer parte do sucesso dos clientes. E há cases de sucesso nesse sentido. Uma das primeiras agências de comunicação a contratar os serviços da empresa, ainda em 2001, segue até hoje como cliente ativa: a Vera Moreira Comunicação. A jornalista que empresta seu nome à VMC comemora as duas décadas de parceria. “A tecnologia foi sendo incorporada nas redações e nas agências de comunicação. Hoje é praticamente impossível trabalhar sem as bases de apoio tecnológico e o mix de serviços, como o produzido pelo Comunique-se”, pontua Vera. “Relacionamento ainda é tudo na comunicação. O bom jornalismo não morre, se reinventa”, afirma.

20 curiosidades do Comunique-se ao longo de 20 anos

  1. Sem formação em jornalismo. O criador e CEO do Comunique-se, o empreendedor carioca Rodrigo Azevedo, não é jornalista por formação. Ele é oriundo da área de TI e começou a se interessar por comunicação ao trabalhar em assessorias de imprensa.
  2. Surgimento da empresa. O Comunique-se surgiu a partir da ideia do Rodrigo Azevedo em unir os dois mundos da comunicação: redação e assessoria de imprensa. Na época, ele trabalhava em uma agência e contou com um fundo investidor para fazer acontecer.
  3. Super tecnologia (da época). Ainda hoje uma das principais soluções do grupo em que o Comunique-se se transformou, o mailing imprensa era, no começo, comercializado de uma forma até inovadora para a época: CD-ROM.
  4. Decisão acertada. Em meio aos preparativos de lançamento, havia uma dúvida: fazer a estreia oficial na segunda ou na terça-feira. Optou-se pela segunda-feira, 10 de setembro de 2001. O dia seguinte acabaria entrando de forma negativa para a história mundial, com o atentado às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York.
  5. Editor-executivo de respeito. Os primeiros passos do Portal Comunique-se tiveram um renomado jornalista no comando. Com experiência em cargos de liderança em veículos como “Placar”, “Última Hora” e “O Globo”, Milton Coelho da Graça foi editor-executivo no início do site. Depois, atuou como colunista. Ele morreu em maio deste ano.
  6. Cliente fiel. Uma das primeiras clientes do serviço de mailing imprensa foi a Vera Moreira Comunicação, ainda em 2001. Detalhe: a agência segue até hoje como parceira das soluções oferecidas pela empresa.
  7.  De atualizadora a sócia. Hoje sócia-diretora do grupo, sendo responsável pelas áreas de marketing e comercial, Rose Silva entrou para o Comunique-se antes mesmo de a empresa ser lançada ao mercado, em setembro de 2001. E a primeira função dela foi integrar a equipe de atualizadores do mailing imprensa.
  8. Cupido. O casal de jornalistas Eliane de Souza e Ziomar Santos foi formado a partir de conversas no chat que o Portal Comunique-se manteve ativo em seus primeiros anos de vida.
  9. Primeiros mestres do jornalismo. Por falar em Prêmio Comunique-se, Heródoto Barbeiro e Mino Carta fazem parte da história do evento. Em 2007, eles e a agência CDN foram os primeiros a ganhar o título de “Mestres do Jornalismo”.
  10. O mestre dos mestres. E quando cita-se mestre do Prêmio Comunique-se, não há como se esquecer do saudoso Ricardo Boechat. Com 18 troféus conquistados ao longo do tempo, ele é o maior vencedor da história da premiação.
  11. Evento nível Oscar. Ex-âncora da CBN, Lucia Hippolito foi a primeira a usar o termo “Oscar do jornalismo brasileiro” para se referir ao Prêmio Comunique-se.
  12. Da sala de aula para a Rede Globo. Atual apresentador da versão paulista do programa “Globo Esporte”, Felipe Andreoli já atuou como professor da divisão de cursos do Comunique-se. Ele conduziu treinamento de videorreportagem.
  13. Do exterior para o Brasil. O Comunique-se já contou com colaboradores estrangeiros. Entre 2013 e 2014, a equipe de TI, baseada no Rio de Janeiro, contou com os trabalhos de dois africanos: a marroquina Sihame Kchiouch e o tunisiano Marnissi Ayoub.
  14. Uma “colaboradora” animal. Há alguns anos, apareceu no escritório de São Paulo uma galinha, que chegou a ser “adotada” pela família Comunique-se. Com o nome de Gertrudes, o bicho de estimação permaneceu como “colaborador” por pouco mais de uma semana — até que foi levado para o sítio dos familiares de um dos funcionários da empresa.
  15. Talentos resgatados. Enquanto Gertrudes foi embora e nunca mais voltou, há colaboradores que deixaram a empresa, mas com as portas abertas. Assim, voltaram a atuar como “comunicats”. Augusto Arvelos (TI), Dádiva Azevedo (marketing), Murillo Ana (comercial), Gabriel Tripodi (marketing) e Paolo Ricardo (marketing de influência) são alguns desses exemplos.
  16. Da operação para a gestão. Além de resgatar antigos colaboradores, o Comunique-se tem histórico de valorizar talentos internos. Atualmente, todo o corpo gestor começou em cargos operacionais. Todos foram formados em casa. Além da mencionada Rose Silva, Carlos Alexandre (sócio-diretor e gestor do financeiro), Hamilton Calixto (infraestrutura), Henrique de Souza (comercial), Patrícia Rocha (sucesso do cliente), Lucas Barra (RIWeb) e Nathália Cremoneze (DINO) integram esse time.
  17. Diversidade. O Comunique-se sempre apostou na diversidade, com espaço para talentos das mais diversas regiões, orientações e religiões. Dos três sócios-diretores, dois são negros. A sócia-diretora Rose Silva, por exemplo, é nordestina do interior de Pernambuco e negra. O sócio-diretor Carlos Alexandre é negro e oriundo do subúrbio do Rio de Janeiro.
  18. Um bom lugar para se trabalhar. E quem diz isso é a organização do Great Place to Work (GPTW). Desde 2011, o Comunique-se aparece em listas da premiação, que é realizado anualmente e com base nas respostas dos próprios colaboradores. Em 2019, por exemplo, chegou a entrar a para a lista de melhores de médio porte nível América Latina.
  19. Empresa premiada. O GPTW não é o único reconhecimento conquistado pelo Comunique-se ao longo de duas décadas de história. A empresa já venceu os prêmios Empreendedor do Ano Novo Brasil (2007), Empreendedor do Ano Ernst Young (2008), Competitividade MPE Brasil (2010) e Fornecedor Anatec (2018).
  20. Sim, grupo. Com 20 anos de vida, o que nasceu como um site sobre jornalismo tornou-se o Grupo Comunique-se. Atualmente, além de manter no ar o Portal Comunique-se, a empresa realiza os prêmios Comunique-se e Influency.me e detém as marcas Comunique-se 360, SuaTV, RIWeb, Influency.me e agência de notícias corporativas DINO.

Ultimas Notícias

spot_img