Início Brasil Empresário lança livro sobre construção de carreira em Libras no Brasil

Empresário lança livro sobre construção de carreira em Libras no Brasil

Mauricio Benvenuti entrou na XP de Porto Alegre quando 35 pessoas trabalhavam lá. Ficou na empresa por oito anos e meio e decidiu ir morar no Vale do Silício, onde reside ate hoje. Nesse período ele criou a Startse — uma escola de negócios que ajuda profissionais e empresas a se manterem competitivos. Na pandemia, ele toca a empresa aqui do Brasil. No ano passado escreveu o livro Desobedeça, que questiona o modelo tradicional de construir carreiras. Com o convite e ajuda da Wise Hands, a obra impressa é igual às outras. Mas oferece um diferencial: um link para ter acesso ao conteúdo em Libras — a Língua Brasileira de Sinais — em áudio e videobook.

Maurício conta que o livro era para ajudar os jovens que vivem em situação de desprivilegio, mas acabou beneficiando muito mais gente. “Eu fiquei muito feliz porque esse livro recebeu o convite da Wise Hands que traduz eventos da minha empresa para língua de sinais. E eles ofereceram o serviço para dar acesso a pessoas surdas e mudas, para mim foi gratificante.” Em um dos eventos da Startse, Mauricio conheceu o Gabriel Isaac — que é um dos tradutores. Com a ajuda do interprete Diego Pinheiro, Gabriel sinaliza que foi um longo período de estudo para adaptar alguns termos e metáforas do livro para áudio descrição. “A gente também trabalhou com interprete de espelho, de apoio, fazendo a sinalização e a tradução desse material também para que os surdos compreendessem o que o autor queria dispor na obra. Fizemos um acompanhamento do áudio descrição para que cegos também pudessem acompanhar.”

A ideia do livro surgiu de uma ação social em Indiaroba, no interior do Sergipe, e que tem um dos menores IDHs do Brasil. O autor revela que provocou uma resposta dos jovens quando perguntou quais os problemas do vilarejo e eles responderam que um deles era falta de atitude do prefeito. “Falei para esquecer o prefeito, esquece o empresário. Vocês vão mudar a realidade de vocês. Fiquei com a impressão de que era a primeira vez na vida que eles escutaram que poderiam ser os agentes transformadores e não ter que ficar esperando de braços cruzados. Ficamos 4 dias lá, nesses dias nasceram cinco projetos. Um deles virou uma empresa.” A pré-venda do livro Desobedeça começou no dia 10 de maio nos sites das principais livrarias do pais. O lançamento oficial acontece em 10 de junho.

*Com informações do repórter Victor Moraes 

Ultimas Notícias