InícioIndustriaActivision Blizzard e Microsoft: após compra recorde, conheça maiores aquisições da indústria...

Activision Blizzard e Microsoft: após compra recorde, conheça maiores aquisições da indústria de games

A Microsoft anunciou nesta terça (18) que vai comprar a Activision Blizzard, uma das maiores empresas de games do mundo, por US$ 68,7 bilhões, cerca de R$ 379 bilhões. Com esse valor, ela se torna a maior aquisição do mercado de jogos de todos os tempos.

Antes do anúncio desta terça, outra compra tinha quebrado o recorde mundial de aquisições da indústria de games. Em 11 de janeiro, a Take-Two Interactive anunciou a compra da Zynga por US$ 12,7 bilhões.

O tamanho das compras de 2022 coroa o crescimento das fusões e aquisições no mercado de games nos últimos anos. Só no primeiro semestre de 2021, o valor movimentação entre empresas do setor superou 2020 inteiro.

Apenas em 2021, cinco aquisições bilionárias entraram na listas das maiores compras de games de todos os tempos:

Moonton pela ByteDance – US$ 4 bilhões
Glu Mobile pela Electronic Arts – US$ 2,4 bilhões
Playdemic pela Electronic Arts – US$ 1,4 bilhão
Gearbox Software pela Embracer Group – US$ 1,3 bilhão
Sumo Group pela Tencent – US$ 1,27 bilhão
O setor de jogos para celulares e outros dispositivos móveis deve atingir um mercado de US$ 116,4 bilhões até 2024, crescendo a 11,2% ao ano entre 2019 e 2024, de acordo com a Newzoo, empresa de pesquisa do mercado de games.

Microsoft e Activision Blizzard – US$ 68,7 bilhões

A Microsoft anunciou nesta terça (18) que vai comprar a Activision Blizzard, uma das maiores empresas de games do mundo, por US$ 68,7 bilhões, cerca de R$ 379 bilhões. Com esse valor, ela se torna a maior aquisição do mercado de jogos.

Quando o negócio for concluído, a Microsoft vai se tornar a terceira maior empresa de games por reunir a plataforma e os estúdios do Xbox e o portfólio da Activision, que inclui jogos como “Call of Duty”, “Overwatch”, “Warcraft”, “Candy Crush” e a franquia de Tony Hawk.

Atualmente, a Activision Blizzard tem cerca de 400 milhões de jogadores ativos mensais em 190 países e franquias que valem bilhões de dólares.

  1. Take-Two Interactive e Zynga – US$ 11 bilhões

Em 11 de janeiro, a Take-Two Interactive, dona dos jogos “Grand Theft Auto”, “Red Dead Redemption” e “NBA 2K”, anunciou a compra da Zynga, produtora de “FarmVille”, “CSR Racing”, “Harry Potter: Puzzles & Spells” e “Zynga Poker” por US$ 11 bilhões. Incluindo o prêmio pago aos acionistas, a aquisição vale 12,7 bilhões de dólares.

“É um negócio bombástico … A Zynga estava há muito tempo na lista de possíveis alvos de aquisição no setor de videogames”, disse Serkan Toto, presidente-executivo da consultoria de videogames Kantan Games.

“A Take-Two olhou para o mapa da indústria e disse ‘basicamente não temos nada aqui’. Portanto, muitas pessoas esperavam que a Take-Two fizesse um grande negócio na área de dispositivos móveis para cobrir esta lacuna em relação a concorrentes como a Electronic Arts, por exemplo”, afirmou o presidente.

  1. Tencent e Supercell – US$ 8,6 bilhões

A Tencent, dona do aplicativo de mensagem e rede social WeChat, se tornou dona da Supercell, a produtora do game “Clash of Clans” em 2016 por 8,6 bilhões. A chinesa adquiriu a participação que o banco japonês SoftBank e outras empresas possuíam da produtora.

Entre os jogos da Supercell, quatro já arrecadaram mais de US$ 1 bilhão: “Clash of Clans”, “Clash Royale”, “Hay Day” e “Brawl Stars”.

  1. Microsoft e Bethesda – US$ 7,5 bilhões

Em setembro de 2020, a Microsoft anunciou a compra da ZeniMax Media, empresa proprietária da desenvolvedora de jogos Bethesda Softworks por US$ 7,5 bilhões de dólares, cerca de R$ 40 bilhões.

Com a operação, franquias da Bethesda como “The Elder Scrolls”, “Fallout”, “Doom”, “Quake”, “Wolfenstein” e “Dishonored” entraram para a divisão de jogos da Microsoft e fortaleceram a oferta de games do Xbox.

  1. Activision Blizzard e King – US$ 5,9 bilhões

No fim de 2015, a Activision Blizzard comprou a King Digital Entertainment, produtora do game “Candy Crush Saga”, por US$ 5,9 bilhões, com o objetivo de fortalecer seu portfólio de jogos para celular.

A King era uma das maiores produtoras do segmento de jogos para celular, com mais de 200 títulos. Na época, a transação colocou a Activision como líder global em entretenimento interativo em todas as plataformas móveis, consoles e PC, informou a empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ultimas Notícias

spot_img