InícioNotíciasAlimentação vegana saudável: confira dicas com Flavio Giusti

Alimentação vegana saudável: confira dicas com Flavio Giusti

Você já deve ter ouvido que, para uma alimentação ser saudável, ela deve conter alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos, certo? Flavio Giusti, escritor de culinária e criador do VegetariRango  — primeiro programa de culinária vegana do Brasil —  considera esse mais um dos mitos que permeiam o veganismo e que, contudo, estão perdendo força devido ao aumento da demanda por alimentos veganos.

Com o crescimento de adeptos à culinária vegana, novos estudos, pesquisas e criação de alimentos sem ingredientes de origem animal foram surgindo. Esses embasamentos possibilitaram um maior conhecimento daquilo que se consome e das consequências positivas e negativas, A comida vegana se mostrou, nesse aspecto,  uma alimentação mais saudável, ética, que respeita os animais e, principalmente, preserva o meio ambiente. 

Assim, deve-se entender que a alimentação vegana é mais saudável e ética, entretanto, o empresário de culinária Flavio Giusti acredita ser fundamental estar atento a algumas dicas para manter os níveis nutricionais adequados em meio a dieta vegana. Confira, a seguir, quais são estas:

Prato colorido

Cada alimento possui uma coloração, esta, por sua vez, é fundamental para agrupar e identificar determinados nutrientes presentes em sua composição. Dessa forma, o primeiro ponto ao qual o vegano deve se atentar é a cor de seu prato, buscando sempre mantê-lo colorido. Na concepção do ex-MasterChef Flavio Giusti, é essencial conhecer os nutrientes e fazer combinações diversas para equilibrar sua alimentação.

Estudo dos alimentos

Flavio Giusti

A melhor maneira de se assegurar quanto a ingestão dos nutrientes necessários é por meio do estudo e planejamento dos alimentos a serem ingeridos. Nesse quesito, o youtuber do Canal Flavio Giusti pensa ser indispensável complementar a falta de um determinado nutriente de um alimento com outro. Para isso, é muito importante preparar as próprias refeições. E, nesse quesito, o amante de culinária ensina diversas receitas e preparos veganos em sua extensa contribuição culinária por meio de seu programa, cursos, livros e canal na internet.

Atenção aos nutrientes necessários 

Na visão do idealizador de cursos, Flavio Giusti, existem determinados alimentos indispensáveis à dieta vegana, pois estes são ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo (sementes, soja, feijão, leites vegetais, abacate, grãos integrais, etc). Assim, é importante estar atento à alimentação para não ficar deficiente de algum nutriente, sendo muito importante consultar um nutricionista periodicamente.

Acompanhamento profissional e suplementação

Cada corpo reage de uma maneira diferente a uma dieta e, por isso, principalmente para aqueles que estão em transição alimentar, é fundamental recorrer a um profissional para a dieta ser adequada ao seu perfil. Além disso, sempre é bom recorrer a alimentos como leites vegetais e iogurtes para ingerir nutrientes difíceis de absorção pelo organismo, como a vitamina B12.

Optar por hortifrutis e feiras

Por fim, o ex-MasterChef Flavio Giusti acredita na necessidade de comprar alimentos e ingredientes base em hortifrutis e feiras locais para ingerir alimentos orgânicos que são mais sustentáveis e, por consequência, fazem bem à saúde, já que não apresentam toxicidade e impactos nocivos ao meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ultimas Notícias

spot_img