Alimentação vegana saudável: confira dicas com Flavio Giusti

Bruce Petersons
Bruce Petersons
Flavio Giusti

Você já deve ter ouvido que, para uma alimentação ser saudável, ela deve conter alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos, certo? Flavio Giusti, escritor de culinária e criador do VegetariRango  — primeiro programa de culinária vegana do Brasil —  considera esse mais um dos mitos que permeiam o veganismo e que, contudo, estão perdendo força devido ao aumento da demanda por alimentos veganos.

Com o crescimento de adeptos à culinária vegana, novos estudos, pesquisas e criação de alimentos sem ingredientes de origem animal foram surgindo. Esses embasamentos possibilitaram um maior conhecimento daquilo que se consome e das consequências positivas e negativas, A comida vegana se mostrou, nesse aspecto,  uma alimentação mais saudável, ética, que respeita os animais e, principalmente, preserva o meio ambiente. 

Assim, deve-se entender que a alimentação vegana é mais saudável e ética, entretanto, o empresário de culinária Flavio Giusti acredita ser fundamental estar atento a algumas dicas para manter os níveis nutricionais adequados em meio a dieta vegana. Confira, a seguir, quais são estas:

Prato colorido

Cada alimento possui uma coloração, esta, por sua vez, é fundamental para agrupar e identificar determinados nutrientes presentes em sua composição. Dessa forma, o primeiro ponto ao qual o vegano deve se atentar é a cor de seu prato, buscando sempre mantê-lo colorido. Na concepção do ex-MasterChef Flavio Giusti, é essencial conhecer os nutrientes e fazer combinações diversas para equilibrar sua alimentação.

Estudo dos alimentos

Flavio Giusti

A melhor maneira de se assegurar quanto a ingestão dos nutrientes necessários é por meio do estudo e planejamento dos alimentos a serem ingeridos. Nesse quesito, o youtuber do Canal Flavio Giusti pensa ser indispensável complementar a falta de um determinado nutriente de um alimento com outro. Para isso, é muito importante preparar as próprias refeições. E, nesse quesito, o amante de culinária ensina diversas receitas e preparos veganos em sua extensa contribuição culinária por meio de seu programa, cursos, livros e canal na internet.

Atenção aos nutrientes necessários 

Na visão do idealizador de cursos, Flavio Giusti, existem determinados alimentos indispensáveis à dieta vegana, pois estes são ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo (sementes, soja, feijão, leites vegetais, abacate, grãos integrais, etc). Assim, é importante estar atento à alimentação para não ficar deficiente de algum nutriente, sendo muito importante consultar um nutricionista periodicamente.

Acompanhamento profissional e suplementação

Cada corpo reage de uma maneira diferente a uma dieta e, por isso, principalmente para aqueles que estão em transição alimentar, é fundamental recorrer a um profissional para a dieta ser adequada ao seu perfil. Além disso, sempre é bom recorrer a alimentos como leites vegetais e iogurtes para ingerir nutrientes difíceis de absorção pelo organismo, como a vitamina B12.

Optar por hortifrutis e feiras

Por fim, o ex-MasterChef Flavio Giusti acredita na necessidade de comprar alimentos e ingredientes base em hortifrutis e feiras locais para ingerir alimentos orgânicos que são mais sustentáveis e, por consequência, fazem bem à saúde, já que não apresentam toxicidade e impactos nocivos ao meio ambiente.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário