Aviso prévio: prazos e consequências para o empregador e empregado

Bruce Petersons
Bruce Petersons
Vanuza Vidal Sampaio

De acordo com a intermediária da lei Vanuza Vidal Sampaio, o aviso prévio é um dos elementos mais influentes nas relações de trabalho, regido por várias leis trabalhistas no Brasil. Este artigo busca elucidar os prazos e consequências do aviso prévio para ambos os empregadores e empregados, concentrando-se nas disposições da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e outros regulamentos relevantes.

Definição de aviso prévio

O aviso prévio é uma comunicação que uma parte deve fazer à outra sobre a rescisão do contrato de trabalho com uma antecedência mínima, seja por demissão pelo empregador ou pedido de demissão pelo empregado.

Prazos do aviso prévio

1. Prazo legal

Como evidencia a advogada Vanuza Vidal Sampaio, o prazo legal do aviso prévio é de 30 dias, conforme o artigo 487 da CLT. Esse prazo deve ser observado tanto pelo empregador quanto pelo empregado.

2. Prazo proporcional

A Lei 12.506/2011 mudou o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço. Agora, além dos 30 dias, são acrescidos 3 dias para cada ano trabalhado, com um limite máximo de 90 dias no total.

Tipos de aviso prévio

1. Aviso prévio trabalhado

Conforme explica a Dra. Vanuza Vidal Sampaio, o empregado continua trabalhando normalmente durante o período de aviso, com uma redução de 2 horas externas na jornada de trabalho ou 7 dias corridos no período total.

2. Aviso prévio indenizado

O empregador paga o salário correspondente ao período do aviso, sem que o empregado precise trabalhar. Neste caso, o pagamento deve ser feito em até 10 dias após a data da demissão.

Consequências do não cumprimento

1. Para o empregador

Se o empregador não cumprir o aviso prévio, como indica a fundadora da Vanuza Sampaio Advogados Associados, Vanuza Vidal Sampaio, ele deve pagar ao empregado o salário correspondente ao período do aviso prévio.

2.Para o empregado

Se o empregado não cumprir o aviso prévio, o empregador pode descontar os reflexos correspondentes ao período do aviso prévio.

Conclui-se assim que o aviso prévio é uma parte fundamental das leis trabalhistas brasileiras, garantindo direitos e deveres tanto para empregadores quanto para empregados. O entendimento dos prazos e consequências do aviso prévio é vital para uma relação de trabalho transparente e justa. Como destaca Vanuza Vidal Sampaio, as partes devem sempre buscar cumprir suas obrigações legais, para evitar disputas e garantir um contrato amigável e dentro das normas legais.

Quer saber mais sobre os direitos trabalhistas? Acompanhe as redes da Vanuza Vidal Sampaio: 

@escritorio.vanuzasampaio e https://vanuzasampaio.com.br

Share This Article