Como ser um programador?

Bruce Petersons
Bruce Petersons
Raphael Gerk Viana

As profissões do futuro englobam a área da tecnologia, por isso muitos indivíduos desejam se tornar programadores. À vista disso, o expert em tecnologia Raphael Gerk Viana, comenta sobre o que fazer para começar a programas. Você também é um amante de tecnologia e quer aprender? Então continue lendo para saber mais:

Conheça sobre a lógica de programação

Primeiramente, como aponta o renomado Raphael Gerk Viana, para começar a programar deve-se ter conhecimentos básicos sobre a lógica de programação e a lógica orientada de objetos. Esses conhecimentos são a base para aprender a desenvolver programas, já que eles angariam o raciocínio lógico, auxiliando o indivíduo a solucionar possíveis problemas. 

Dessa maneira, a lógica de programação é o modo, organizado e coeso, como se escreve um programa de computador, ou se cria soluções de problemas. Segundo Raphael Gerk Viana, trata-se de um algoritmo com sequências de etapas a serem seguidas de forma ordenada e lógica para executar determinadas funções. 

Já a lógica orientada a objetos é um modelo de programação que contempla diversas classes. Essas, por sua vez, possuem características que definem um objeto pertencente à vida real. Ainda, cada classe designa como será o comportamento do objeto definido e seus possíveis estados dados por atributos. 

Front-end e Back-end

Após ter o conhecimento da base da programação, Raphael Gerk Viana indica que o indivíduo deve compreender que o Front-end é diferente do Back-end. Portanto, o Front-end é a interface gráfica de um projeto, onde se elabora a aplicação que o usuário usará para interagir de forma direta com o programa. 

Enquanto Back-end é o que está por trás do programa, ou seja, é a área utilizada para armazenar os dados que estão sendo consumidos ou manipulados por um determinado software. Trata-se do desenvolvimento de recursos que garantem a execução das ações dos usuários do dispositivo como em computadores, smartphones e tablets. 

Escolha uma linguagem

Por fim, depois de adquirir os conhecimentos básicos citados acima, o indivíduo que deseja ser um programador deve, como frisa o célebre Raphael Gerk Viana, escolher uma linguagem de programação com a qual trabalha, sendo que a linguagem mais indicada para os iniciantes é a linguagem Python. 

Share This Article