Comunicação para advogados: como desenvolver a oratória?

Bruce Petersons
Bruce Petersons
José Pedro Said Júnior

Saber se comunicar bem em público é uma das características mais fundamentais para um advogado. Muitas pessoas ingressam na área e depois apostam em ferramentas e técnicas para desenvolver melhor essa habilidade. O advogado criminalista José Pedro Said Júnior trouxe algumas dicas para você que precisa treinar mais a sua comunicação oral. Vem conferir:

Conheça o seu público

Você vai se sentir muito mais a vontade se estiver falando para um grupo de pessoas que você conhece os interesses, os hábitos e outras características. Portanto, quando precisar falar em público, se possível reserve um tempo para levantar informações sobre as pessoas que estão te ouvindo. No tribunal é preciso desenvolver uma linguagem para todos os tipos de público, visto que nem sempre é possível conhecer todos os presentes.

Domine o assunto

Dominar bem o assunto que precisa apresentar já diminui muito as chances de passar por situações difíceis ao falar em público, comenta o advogado criminalista José Pedro Said Júnior. Isso é ainda mais importante para os advogados, visto que não é possível convencer alguém sobre algo sem dominar totalmente o assunto. Estude muito sobre os temas que precisa falar e treine bastante.

Organizar as ideias

A organização do seu discurso é essencial para envolver as pessoas e conquistar a atenção do público. Tente dividir as suas falas em começo, meio e fim, também é interessante pensar ou anotar alguns tópicos sobre as ideias mais importantes para que você não se esqueça de falar. Esse processo de organização das ideias vai te ajudar a construir uma fala fluida, mais limpa e também mais coerente.

Interagir com o público

A interação com o público pode fazer com que as pessoas se envolvam ainda mais com o que você está falando, comenta o advogado criminalista José Pedro Said Júnior. Essa é uma técnica poderosa para conseguir se conectar com o público e agregar valor ao seu discurso. Para os advogados, o ideal é fazer isso de forma sútil em espaços em que é apropriado, não seria o caso de uma audiência, por exemplo.

Linguagem corporal

A linguagem corporal é fundamental para fazer com que a sua mensagem seja entregue do modo como você deseja. Portanto, se você não domina esse tipo de linguagem é melhor começar a estudar mais sobre esse assunto. Esperamos que essas dicas do advogado criminalista José Pedro Said Júnior possam ser úteis no processo de desenvolvimento das suas habilidades orais.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário