Direito Penal: quais os maiores desafios de atuar nessa área?

Bruce Petersons
Bruce Petersons
Franklin José de Assis

A área do direito penal é repleta de desafios, os profissionais que optam por essa carreira precisam saber lidar com inúmeros contratempos. O advogado Franklin Jose de Assis, é especialista na área criminalista e já atuou em vários casos no país que são bem conhecidos. Ele vai pontuar alguns dos maiores desafios que os advogados enfrentam na área do direito penal. Confira:

Preconceito

Infelizmente a sociedade ainda tem uma grande resistência sobre a profissão de advogado criminalista, sobretudo no ramo de defesa. Os profissionais dessa área são erroneamente chamados de “advogados de bandidos”, quando na verdade, estão apenas lutando pelo direito de um julgamento justo para todas as pessoas. Caso culpados, os réus devem cumprir uma pena igualmente justa.

Prospecção de clientes

Pesquisas apontam que no mercado de trabalho brasileiro existem atualmente cerca de um milhão de advogados que atuam no segmento criminal, explica Franklin Jose de Assis. Diante desse cenário, é essencial encontrar meios para se destacar e conseguir clientes. O segredo é a constante especialização e o aprimoramento de conhecimentos mais técnicos.

Trabalhar a inteligência emocional

O conhecimento técnico não é o único tipo de conhecimento necessário para ser um profissional da área criminal. Em diversos momentos você terá que lidar com situações difíceis. Sendo assim, é imprescindível desenvolver habilidades para ajudar no controle das emoções e lidar melhor com os sentimentos de frustração, raiva, tristeza e outros que podem atrapalhar no seu desempenho.

Organização e foco

Esse é um trabalho que exige muita organização visto que um advogado tem vários clientes, precisa lidar com os processos de cada um, documentos, defesa, entre outras coisas. O Dr. Franklin Jose de Assis aponta que a organização vai contribuir significativamente para o bom desempenho do seu trabalho. Conte com o auxílio de ferramentas de organização e agendas para manter os processos bem claros e bem registrados.

Atualização constante

Esse é um desafio comum aos advogados de todas as áreas, explica Franklin Jose de Assis. As normas regulamentadoras, assim como as inúmeras jurisprudências estão sempre sendo atualizadas. Desse modo, o profissional precisa se organizar para estar a par das atualizações e manter seu trabalho alinhado às leis que estão em vigência. Esperamos que as informações possam te ajudar.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário