Entenda mais sobre o processo de mineração e sua importância para o setor industrial com Danilo Destro Furtado

Bruce Petersons
Bruce Petersons
Danilo Destro Furtado

Como comenta o  CEO da empresa Brazilian Graphene, Danilo Destro Furtado, a mineração tem uma importância fundamental para a evolução de diversos setores industriais no Brasil, contribuindo com o fornecimento de matérias-primas essenciais para muitos aspectos da vida, como eletrônicos, por exemplo. Mas você sabe como funciona o processo de mineração? Nesse artigo será abordado alguns dos principais aspectos deste ramo. Continue essa leitura até o final e fique por dentro do assunto.

O que é exatamente a mineração?

A mineração consiste em um processo de extração de minerais, como metais, rochas e outros recursos utilizados como matéria-prima para diversos produtos e indústrias que refletem no dia-a-dia da sociedade. Estes minérios são encontrados em depósitos subterrâneos e superficiais, necessitando de um processo específico e detalhado de extração que envolve pesquisa, exploração, lavra (extração) e beneficiamento de minérios.

A pesquisa e a exploração

Conforme explica o empresário Danilo Destro Furtado, estes primeiros processos consistem justamente em uma pesquisa e avaliação dos respectivos lugares propícios para a exploração. Estes trabalhos envolvem a atuação de diversos profissionais, como geólogos, engenheiros e outros, além da utilização de equipamentos de sensoriamento remoto para a identificação de áreas com minérios. 

Quais os tipos de mineração existentes?

Também conhecidos como métodos de lavra, existem dois principais tipos específicos de técnicas de extração de minério. Técnicas, estas, que levam em consideração fatores diversos, como características do ambiente após avaliação da área, profundidade do minério, aspectos geológicos, além de outros. Estes dois métodos são:

  • Lavra subterrânea: consiste no método de extração de depósitos que estão longe da superfície do solo;
  • Lavra a céu aberto: consiste na extração de depósitos próximos à superfície, como encostas, cavas e outros. 

A importância da mineração para o Brasil

As atividades de mineração possuem grande influência para o Brasil, como indica o homem de negócios Danilo Destro Furtado, sendo um dos países com maior incidência deste processo devido à grande extensão territorial do país. Pesquisas apontam que o país produz cerca de setenta substâncias minerais, como ouro, ferro, cobre e alumínio que podem ser encontradas em diferentes regiões brasileiras. Além disso, como evidencia o CEO da Brazilian Graphene, Danilo Destro Furtado, o Brasil possui cerca de mais de oito mil empresas mineradoras que contribuem para a economia gerando empregos e realizando atividades essenciais para a manutenção de diversas áreas e desenvolvimento de produtos.

Em resumo, como destaca Danilo Destro Furtado, os serviços de mineração possuem uma importância muito grande para a economia e para o fornecimento de materiais essenciais para criação de produtos muito utilizados no dia-a-dia. Ainda que seja um complexo muito desafiador, os inúmeros avanços tecnológicos têm contribuído para o crescimento da  extração de minérios, principalmente em relação ao desenvolvimento sustentável da área.

Share This Article