Filmes que retratam a vida de grandes pintores

Bruce Petersons
Bruce Petersons

O cinema baseia-se em diversas temáticas para construir grandes produções, sejam elas provenientes de histórias reais ou fictícias. Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário e amante de filmes,  comenta que o universo das artes plásticas serviu de repertório para diretores produzirem uma vasta cinematográfica baseada na vida de grandes pintores e, dessa maneira, homenagearem suas vivências e produções.

Desse modo, Sergio Wilfrido Vasques Benitez selecionou algumas produções cinematográficas que retratam a vida de pintores históricos que contribuíram para o grande acervo cultural de artes plásticas.

Frida

A trama narra um pouco da vida de Frida Kahlo, um dos principais nomes artísticos do México. Sergio Wilfrido Vasques Benitez ressalta que o filme acompanha a jornada artistica da pintora, bem como seu conturbado casamento com o parceiro artístico Diego Rivera, bem como suas relações com Trotsky e algumas mulheres. 

Com amor, Van Gogh

A animação se passa no ano de 1891, um ano após a morte de Van Gogh. A personagem Armand Roulin encontra uma carta do pintor destinada ao seu irmão Theo, mas que nunca foi enviada. Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que, assim, ele se sente motivado a entregar a carta e, no caminho, conversa com conhecidos de Van Gogh e familiares para investigar se o pintor realmente se matou. 

Grandes Olhos

Grandes Olhos conta a história real da pintora Margaret Keane, uma artista de sucesso da década de 1950 que ficou famosa por seus retratos de crianças com olhos grandes e amedrontadores. Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que o filme aborda suas causas feministas e sua luta contra o marido no tribunal que alegava ser o verdadeiro autor das obras de sucesso. 

A moça do brinco de pérola 

No século XVII, a jovem e camponesa holandesa, Griet, é obrigada a trabalhar na casa do renomado pintor Johannes Vermeer. Sergio Wilfrido Vasques Benitez esclarece que o homem começa a prestar atenção na jovem de 17 anos e a torna musa inspiradora de uma de seus mais famosos trabalhos: Girl with a Pearl Earring.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário