Gestão e estratégia: duas palavras primordiais para te ajudar com a gestão estratégica do seu negócio

Bruce Petersons
Bruce Petersons
Mailon de Lara Vaz

Para o renomado Mailon de Lara Vaz, empresário e CEO do Grupo 1One, a gestão estratégica de negócios é primordial se você possui uma empresa que almeja o sucesso. Apesar de essa ser uma verdade um tanto quanto óbvia, nem todo mundo entende o porquê disso, não é mesmo? É pensando nisso que dizemos este artigo para que você entenda tudo sobre essa temática, isto é, desde o conceito até como aplicá-la.

O que é a gestão estratégica de negócios?

Por definição, a gestão estratégica de negócios nada mais é que o conjunto de ações e práticas que visam promover o crescimento e fortalecimento de uma empresa. Tal como assimila o renomado Mailon de Lara Vaz, ela é empregada pelos gestores e líderes de uma empresa, que levam em conta o cenário interno e externo da organização. 

Qual é a importância da gestão estratégica de negócios?

Pressupõe-se que a palavra “estratégica” seja capaz de definir bem a importância da gestão que a utiliza. Isso porque, para Mailon de Lara Vaz, quando se fala em estratégia, se fala em planejamento, o qual, como todos sabem, é imprescindível para quase tudo que fazemos nessa vida e que, consequentemente, desejamos o sucesso. 

Mais do que isso, o empresário Mailon de Lara Vaz explica que a gestão estratégica de negócios também é necessária para que se tenha, de forma bem clara, as ideias e planos de uma dada organização. Na prática, as atividades de trabalho, funções e divisões devem ser feitas estrategicamente para que se alcance o objetivo daquela empresa.

E como empregar a boa gestão estratégica de negócios?

Para empregar a boa gestão estratégica de negócios, então, o renomado Mailon de Lara Vaz explica que serão necessários alguns passos. O primeiro deles é, certamente, formular a estratégia a ser implementada, sendo assim, para isso, o gestor deverá identificar os problemas a serem resolvidos no mesmo passo em que pensa uma solução para os mesmos.

Para implementar a estratégia — que, afinal, é X da questão —, o gestor deverá contar com sua equipe, de modo que escolha sempre os mais confiantes e proativos para ajudar com o plano. Ter um ambiente interno que estimula a atividade empreendedora, bem como a inovação corporativa fará a diferença, também, nesse processo. 
Por fim, mas não menos importante, Mailon de Lara Vaz comenta que para fazer a boa gestão estratégica de negócios, envolver a gerência no processo, definir objetivos e comunicá-los, determinar responsabilidades para cada colaborador e estabelecer bons indicadores, bem como oferecer feedbacks, farão total diferença!

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário