Início Notícias Saiba mais sobre o exame de fluxometria

Saiba mais sobre o exame de fluxometria

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é graduado em medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e faz mestrado e doutorado em urologia. Hoje, o especialista nos contou um pouco mais sobre o exame de fluxometria, veja:

Esse exame é indicado para avaliar se há alguma disfunção no trato urinário e, segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, os sintomas que podem levar o profissional a solicitar o exame são: infecção urinária, diminuição ou aumento da frequência urinária; jato urinário enfraquecido, dificuldade no início da micção, dor pélvica, dor ao urinar, incontinência urinária e por aí vai.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que o exame auxilia no diagnóstico de disfunções como: hipocontratilidade do detrusor, câncer de próstata, infecções, estenose da uretra e hiperplasia benigna da próstata.

Durante o exame, é feita a medida do volume da urina e a velocidade e força do jato. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que trata-se de um exame simples e nada invasivo o qual o paciente deve urinar em cima de um recipiente similar a uma balança. O equipamento conectado a essa balança gera um gráfico no qual todo o fluxo da urina é avaliado, criando informações sobre:

  • Valor do fluxo máximo;
  • Curva do fluxo;
  • resíduo pós-miccional.

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que o exame é de extrema importância para detectar patologias em seu período inicial, trazendo mais chances de resultados futuros positivos no tratamento. Quer saber mais? Acesse do urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes e agende sua consulta: http://marcofortes.med.br/. Cuide de sua saúde e viva uma vida melhor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ultimas Notícias