Início Notícias Saiba mais sobre os principais tipos de embarcações

Saiba mais sobre os principais tipos de embarcações

O mar é gigante e, assim como ele, os veículos que circulam por essas águas também são em grande números. Fernando Siqueira Carvalho, grande entusiasta do assunto, conta que na visão popular só existem os principais, como lancha, jet ski ou o barquinho normal. No entanto, só quem estuda ou trabalha com esses tipos de embarcações sabe como são diferentes e múltiplas. Você vai ficar surpreso(a) com os tipos, confira alguns a seguir.

  • Escunas: É um tipo de veleiro caracterizado por usar velas de popa a proa em dois ou mais mastros. O que as distingue é o fato do mastro de ré, ou mezena, ser maior e mais alto que os demais. As escunas foram primeiro usadas pelos neerlandeses no século XVI ou XVII, e mais tarde desenvolvidas na América do Norte nos tempos da Guerra da Independência dos Estados Unidos da América.
  • Veleiro: É uma embarcação com um conjunto de velas em um ou mais mastros, que conduzem a direção desejada. Fernando Siqueira Carvalho diz que ele navega com a força do vento, logo é perfeito para quem gosta de uma aventura.
  • Trawler: A principal concepção deste veículo é segurança, conforto, praticidade e robustez. Trata-se de uma embarcação baseada nas linhas de barcos pesqueiros a motor (traineiras) e rebocadores, destinando-se – principalmente – à pesca desportiva.
  • Catamarã: O especialista Fernando Siqueira Carvalho diz que é como se fosse uma jangada, podendo ser de motor ou vela. Composto por dois cascos paralelos como base, permite que balance menos, mesmo em alta velocidade. Sem contar que é uma das embarcações mais seguras que existem devido à estabilidade que proporciona.
  • Cruzador: Era um tipo de navio de guerra que surgiu na primeira metade do século XX, introduzido pela Marinha Real Britânica. Atualmente o termo é pouco utilizado, referindo-se aos maiores navios de combate de superfície, com excepção dos porta-aviões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ultimas Notícias