Setor público: entenda o que Mailon de Lara Vaz aprendeu como empresário

Bruce Petersons
Bruce Petersons
Mailon de Lara Vaz

Você já buscou entender como funciona o setor público? O CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, explica que o setor público trata-se de uma esfera da economia, também conhecido por ser o primeiro setor da sociedade, que engloba todas as instituições públicas e os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Sendo assim, se deseja compreender melhor os aprendizados do empresário em relação ao principal indutor da economia, leia o artigo até o final!

O que é o setor público?

Como mencionado anteriormente, o setor público pode ser visto como o principal protagonista que se opõe ao setor privado. Vale mencionar, ainda, que é responsável por mover a atividade econômica do país, formando assim a taxa de investimento de um país ou região. Assim, na visão de Mailon de Lara Vaz, é importante mencionar os servidores, que se responsabilizam em estabelecer um elo entre o poder público e a população.

Quando nos referimos ao setor público estamos falando do próprio setor estatal que, por sua vez, compromete ao Estado lidar com a produção e distribuição de bens e serviços ao governo e aos cidadãos. Sendo assim, o CEO do Grupo 1One considera que esse setor é de fundamental importância, já que intervém na economia de forma positiva, desempenhando três funções: alocativa, estabilizadora e distributiva, compreenda melhor abaixo:

Função alocativa

Na visão de Mailon de Lara Vaz, a função alocativa engloba a parte de fornecer e regular bens e serviços pelo governo, corrigindo falhas de mercado, garantindo que os recursos estejam disponíveis para a população e alocando-os na economia da forma mais adequada. Como exemplo, podemos citar as obras realizadas na sociedade, em prol do bem-estar social, ou até mesmo os investimentos direcionados à saúde e à educação.

Função estabilizadora

Como o nome já diz, tem a função de estabilizar a economia, mediante a contenção das variações nos níveis de emprego e nos preços, por exemplo, já que o mercado se mostra incapaz nesse quesito. Dessa forma, o CEO do Grupo 1One entende que a função estabilizadora do setor público visa evitar efeitos indesejados dos ciclos econômicos, utilizando de políticas monetária, fiscal e cambial.

Função distributiva

Já se tratando da função distributiva, essa por sua vez urge conter as desigualdades de distribuição de renda no Brasil. Sendo assim, cabe à ela distribuir a renda de forma mais justa, promovendo uma maior democracia no quesito monetário. Para Mailon de Lara Vaz, essa distribuição pode ser feita mediante políticas fiscais, tais como: impostos, transferências e subsídios.

Agora que você compreendeu melhor o setor público e o seu papel na sociedade brasileira, é importante entendermos a sua diferença com o setor privado. No que diz respeito ao setor privado, o empresário ressalta que trata-se de um conjunto de atividades e organizações de caráter particular no que cerne o investimento de capital. Dessa forma, o setor privado tem o papel de fornecer bens e serviços, gerar rendimento e lucros, assim como contribuir para as receitas públicas. Logo, podemos entender que ambos os setores contribuem significativamente para a economia, visto que mesmo sendo distintos, operam para desenvolver a economia do país e evitar impasses na gestão econômica.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário