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Você conhece os elementos necessários para realizar uma boa gestão de conflitos no ambiente empresarial?

Para Mailon de Lara Vaz, empresário e CEO do Grupo 1One, um dos fatores que garantem sucesso a uma empresa não é nada que não a boa gestão de conflitos. Isso acontece porque, incontestavelmente, um ambiente de trabalho é composto por diversas pessoas, as quais são formadas por experiências de vida, modos de entender o mundo, sentimentos, gostos e personalidades diferentes. 

Só esse fato confere a necessidade a uma empresa de saber gerir e moldar essas características, especialmente diante de conflitos, para que, assim, seja realizado um trabalho produtivo e assertivo. No entanto, assim como acredita Mailon de Lara Vaz, realizar a boa gestão de conflitos não é uma realidade de todos os gestores. É por isso, então, que se atentar a dicas capazes de ajudar no desenvolvimento dessa habilidade é imprescindível para qualquer profissional que ocupa esse cargo.

Mas o que é gerir conflitos?

Antes de nos debruçarmos sobre as dicas para melhor gerir os conflitos da sua empresa, Mailon de Lara Vaz comenta que é necessário entender, afinal, do que se trata a gestão de conflitos. Sendo assim, de maneira bastante genérica, é possível dizer que o conflito por si só diz respeito a uma espécie de choque entre duas forças opostas. 

Na prática, aplicado às pessoas, o conflito nada mais é que o choque de suas ideias, opiniões ou ações ao terem contato. Como se sabe, isso não gera problemas apenas para quem sofre o impacto citado, mas também à equipe de trabalho ou empresa como um todo, visto que, por diversas vezes, os indivíduos envolvidos não conseguem deixar as diferenças de lado em prol do bom trabalho. E é aí que entra a gestão de conflitos. 

Quem deve gerir esses conflitos, caso não sejam resolvidos entre as partes envolvidas, é ninguém mais que o gestor que, para Mailon de Lara Vaz, deve assumir uma postura única de apaziguamento, empatia e imparcialidade. Mas, as habilidades necessárias à boa gestão de conflitos não são tão óbvias quanto parece, no entanto, seguindo os elementos citados abaixo, isso será possível.

Como realizar uma boa gestão de conflitos?

Finalmente, sem mais delongas, o CEO do Grupo 1One comenta que o primeiro passo para fazer uma boa gestão de conflitos é investigar e entender a raiz do problema com imparcialidade. Neste momento, não importa se você possui mais afinidade com uma das partes do que com outra, mas sim que você tenha respeito por todas as queixas e entenda por meio da escuta ativa.

A partir disso, então, você deverá dar um feedback justo para cada um, a fim de que entendam quais são as chateações e insatisfações de cada parte e, consequentemente, que entendam que é necessário compreender e ceder. Para Mailon de Lara Vaz, isso torna a comunicação mais clara, o que é indispensável dentro de qualquer negócio.
Por fim, mas não menos importante, o empresário Mailon de Lara Vaz acredita que para realizar uma boa gestão de conflitos é necessário, ainda, que se realize brainstorms, se invista na boa comunicação e que se permita pausas para acalmar os ânimos dos colaboradores, dentre outras ações. Após isso, o sucesso empresarial será, sem dúvidas, uma consequência, visto que será possível ter uma equipe unida, motivada e produtiva.

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