Você já ouviu falar em Técnico de Serviços Jurídicos? O Dr. Amauri Jacintho Baragatti explica que esse profissional é habilitado para trabalhar em escritórios de advocacia e outros âmbitos jurídicos. Existem algumas instituições que oferecem o curso de nível técnico e que geralmente tem duração de 18 meses. Continue a leitura para saber mais sobre este profissional.
Entenda o que faz um Técnico em Serviços Jurídicos
De acordo com o advogado Amauri Jacintho Baragatti, o técnico em serviços jurídicos é o profissional que executa serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia e auditoria jurídica. Além disso, o profissional também pode atuar nas áreas de recursos humanos e departamentos administrativos. Também atua no cumprimento de determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis.
Além do suporte jurídico, o técnico também é responsável pelo gerenciamento e arquivamento de processos e de documentos específicos, além de prestar atendimento ao público. É um profissional versátil e que cumpre o seu papel naquilo que diz respeito ao meio ambiente, à saúde e à segurança social.
Como é o mercado de trabalho?
O Dr. Amauri Jacintho Baragatti comenta que o mercado de trabalho para um técnico em serviços jurídicos é vasto, podendo ir desde empresas privadas, onde o profissional pode trabalhar com departamento jurídico, departamento de recursos humanos e departamento contábil. Além disso, o profissional pode trabalhar em escritórios de advocacia e auditoria jurídicas e Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC). Também é possível trabalhar no setor público, atuando como assistente com conhecimento jurídico nos departamentos administrativos e ainda é possível atuar em cartórios extrajudiciais e judiciais.
O que um técnico em serviços jurídicos aprende?
Segundo o advogado Amauri Jacintho Baragatti, um técnico em serviços jurídicos, aprende sobre: introdução ao estudo do direito, teoria geral do processos, noções de direito constitucional, noções de direito civil e penal, noções de direito administrativo e empresarial, noções de direito trabalhista e tributário, prática de processo civil e penal, noções de direito previdenciário etc.
Sendo assim, o profissional formado em Técnico em Serviços Jurídicos é totalmente habilitado para trabalhar com questões jurídicas nas mais diversas áreas, atuando como assistente jurídico eficiente e capaz de lidar com a rotina de escritórios de advocacia e instituições públicas. É um profissional que vale a pena ter num ambiente jurídico.
Por fim, podemos perceber que um Técnico em Serviços Jurídicos pode atuar nas mais diversas áreas do direito na esfera privada e pública. A formação técnica também propicia que muitos jovens encontrem o gosto pelo Direito e que depois sejam motivados a procurar por um curso de graduação em Direito e se tornem profissionais ainda mais capacitados para atuar no mercado de trabalho.