Saiba quais são os principais tipos de empreendedores

Bruce Petersons
Bruce Petersons
Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior

Você sabia que existem alguns tipos de perfis de empreendedores? Isso mesmo! O CEO e fundador da Rheinheimer Group Holding e Franquias, Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, entende que é importante conhecer esses grupos e as suas distinções. Através disso, é possível identificar qual deles possui maior proximidade com as suas características. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo! 

Começar a empreender é uma etapa desafiadora para muitas pessoas, não é verdade? Além de ter que elaborar o negócio, é necessário também lidar com questões relacionadas à parte tributária, financeira e publicitária. No entanto, antes de realizar qualquer um dos passos anteriores, e iniciar um novo empreendimento, é importante descobrir qual é o seu perfil de empreendedor. Mas o que isso significa? 

O que é perfil empreendedor? 

Na prática, o perfil de empreendedor é um tipo de categoria que distingue os empreendedores conforme o seu nicho de atuação e as atividades que eles desempenham. Cada uma dessas categorias terá um objetivo específico, assim como, habilidades  exigidas distintas. Por isso, para quem deseja empreender, é importante conhecer sobre as características desses grupos. Para Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, essa é uma etapa essencial.

Quais são os tipos de perfis? 

Nesse sentido, confira a seguir os principais tipos de empreendedores: 

  • Empreendedor informal 

O empreendedor informal é um dos perfis mais encontrados no país. Isso porque, diferentes brasileiros optam por esse modo por não terem recursos ou possibilidades de formalizar os seus negócios. Geralmente, os empreendimentos desse grupo são iniciados para suprir necessidades emergentes, e auxiliar em situações como a perda de emprego, o acúmulo de dívidas, entre outras ocasiões. 

  • Empreendedor individual 

Diferente do caso anterior, o empreendedor individual é aquele que possui o seu próprio negócio, porém, de modo formalizado. O MEI (Microempreendedor Individual) é o principal modelo de empreendimento que reúne as pessoas com esse perfil, trazendo algumas características e exigências para as empresas desenvolvidas. Conforme pontua Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, é importante que o público conheça as diretrizes desse formato.

  • Empreendedor digital 

Outro tipo de empreendedor bastante comum é aquele que atua de forma digital. Geralmente, as pessoas que escolhem trabalhar desse modo querem ter uma flexibilidade maior na rotina ou até mesmo, conciliar seu empreendimento com outro emprego formal. Existem diferentes negócios que podem ser seguidos pelo público como cursos online, e-books, podcasts, e-commerces e consultorias. 

  • Empreendedor corporativo 

Por fim, outro principal tipo de empreendedor é o corporativo, que atua dentro de uma instituição, trazendo soluções e inovações para ela. O principal objetivo desse grupo é o de trazer melhorias para o negócio, contribuindo para o seu sucesso e crescimento. O empresário, Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, comenta que essa é uma possibilidade de conquistar melhores posições dentro da organização.

Share This Article